segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pastor Marcos Souza fala mais sobre Colportagem

Em entrevista, Pr. Marcos Souza, diretor do IDEC - Instituto de Desenvolvimento do Estudante Colportor - falou sobre a colportagem e este novo Projeto que apoia os estudantes.

Como você vê a obra da colportagem? Qual a importância deste trabalho?

A colportagem é um plano instituído por Deus, por intermédio no Ministério profético de Ellen G. White, para a Igreja. Sua importância reside no fato de ser uma ideia de Deus para salvar pessoas e tornar homens comuns em instrumentos poderosos! Jesus vai voltar, e o colportor alcança pessoas que nenhum método alcançaria! E isto não é presunção, mas confiança no que Ele revelou!


O IDEC procura ajudar os colportores através de treinamento, capacitação e motivação. Você já tem visto resultados do programa IDEC na colportagem?

O Idec completa 6 mesesdaqui alguns dias! É nítido os resultados! Posso destacar alguns: 1. Líderes mais preparados e mais confiantes; 2. Estudantes com mais recursos e maior oportunidade de aprendizado; 3. Maior integração entre Administradores, Diretores de Publicações e colportores estudantes; 4. Melhoria na unificação de procedimentos; Resgate do propósito missionário da colportagem estudantil; 5. Defesa dos regulamentos da Colportagem, protegendo a Igreja, As faculdades, o SELS e o colportor! 6. Preparo de novos líderes, focados na colportagem com excelência! 7. Fortalecimento do relacionamento entre o colportor estudante e a Obra de Publicações.

Os colportores estudantes são pessoas que renunciam o conforto de suas férias em prol de um sonho. Como isso os diferencia das demais pessoas?

Deus espera que cada um de seus filhos testemunhe do Seu amor e sejam instrumentos para salvação! A colportagem estudantil concede ao jovem adventista a oportunidade de cumprir a missão de uma maneira singular e ainda realizar seus sonhos! A colportagem é um instrumento de educação em muitos aspectos da vida. É chamada de “Escola de Cristo” por Ellen White. Nesta Escola, o jovem aprende que a renúncia e a dependência de Deus é o segredo da vitória! Estes aspectos os distinguem!

Como você encara o preconceito que existe em muitos lugares em relação aos colportores?

Eu encaro o preconceito sem preconceito! Preconceito é fruto de experiências isoladas, ignorância e até limitações do caráter! Jesus sofreu preconceito, e Nele não havia nenhum vestígio de erro! Para aqueles que se sentem frustrados devido a uma experiência desagradável com um colportor despreparado ou mesmo um falso colportor, quero lembrá-los, de que por trás do que é falsificado, existe o verdadeiro. Temos excelentes exemplos de colportores, e foram estes os pioneiros na pregação do Evangelho, em praticamente, toda a América do Sul! Eu me orgulho disto!

Que mensagem pode deixar às pessoas para que compreendam o valoroso trabalho realizado por estes jovens?

No ano de 1900, Ellen White disse: “Na verdade, a melhor educação que os jovens podem obter é entrar na colportagem e trabalhar de casa em casa. Nesta obra eles encontrarão oportunidade de falar das palavras da vida. Assim semearão a semente da verdade. Que os jovens mostrem que sentem sobre si o encargo do Senhor. A única maneira de provarem que podem permanecer firmes em Deus, havendo tomado a armadura complete, é fazer fielmente a obra que Deus lhe deu pra fazer.” (Manuscrito 75, 1900) Mensageiro da Esperança, pág. 57, Edição na Bíblia do Colportor.


Foto e entrevista: Thays Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário